sexta-feira, 9 de outubro de 2009

09/10>Aniversariante>Che Guevara, e considerações filme Che 2.

Nossa homenagem a ele que lutou por um mundo melhor, e pelos exemplos deixados.

Com cópia aos citados no texto, Lula/Fernando Henrique/Serra/Benicio Del Toro/Rodrigo Santoro/Steven Soderberg/Laura Bickford/MST/UNE/críticos Folha/Estadão/Veja/Fidel Castro/Hugo Chávez/Millor Fernandes.

CHE GUEVARA se estivesse vivo estaria hoje com 81 anos.
Porém sua chama de Franciscano apagou-se [executado] em 09/10/1967, então com 39 anos.

Meu objetivo falando do filme CHE 2, é dar feedback, de fatos reais [pleonasmo], rs.
Feedback>oferece informações concretas [de fatos checados] para motivar a pessoa que as recebe, ao sentir-se fiscalizada, apertada, talvez mudar seu comportamento.

O que estou escrevendo é de domínio público, e pode ser reproduzido por quem quiser e colocar o seu nome [livros, revistas, jornais, blogs, etc] desde que, não perca o escopo principal, das postagens.
Em busca de um país mais justo.
*.*.*.*.*.*.*.

*.*.*.*.*.*.*.
CHE 2>A GUERRILHA (filme)
Sem sombra de duvidas a 7º. Arte, além da diversão disponível a toda população, nos brinda de vez em quando com filmes que contam fatos históricos reais, [pleonasmo, rs] e não a versão dos fatos.
No caso do Che 2, não encontrei nenhuma critica favorável.
Os críticos deveriam [a meu ver] ser observadores, e ter um pouco mais de cuidado ao analisar esse tipo de filme, que podemos considerar épico.
Pois ao formarem posição depreciativa, acaba afastando pessoas de assisti-los, o que é uma pena..

A intenção do filme foi mostrar o homem por trás da imagem.
Que retrata um ser humano, pois não existe quem seja 100% bom ou 100% mau.
Desconsiderando até o filme, só a interpretação do Benicio Del Toro, já vale o ingresso.
Del Toro, diz que se aprofundou na biografia de Che Guevara após ouvir Indian Girl, dos Rolling Stones.

Ele dá vida a Che como se o tivesse conhecido, ou como se o espírito do Che Guevara tenha incorporado nele.
A semelhança física do ator com o homem empresta ainda mais veracidade aos dois filmes, que juntos, são mais do que uma obra cinematográfica.
O projeto idealizado por Del Toro, que é o ator principal [e criou o embrião para os dois filmes], tem Rodrigo Santoro que interpreta Raúl Castro [com atuação correta] direção de Steven Soderbergh, e produção de Laura Bickford, e se mostra quase como um registro histórico.

O filme Che, tem lacunas, [não dá para contar tudo num filme] que deveriam ser preenchidas e informadas pelos críticos aos seus leitores, e quem foi Che Guevara, considerado pela revista Time Magazine [a revista de maior circulação semanal no planeta] uma das cem personalidades mais importantes do século XX.

Como se vê, perdemos a oportunidade de passar para os jovens e não tão jovens, os princípios que nortearam a vida de Che Guevara.
*.*.*.*.*.*.*.

*.*.*.*.*.*.*.
FILME IMPERDÍVEL, obrigatório assisti-lo para quem está no poder, ou almeja.
Bem como os que querem tomar o poder na América Latina.

Está é a segunda parte [a melhor delas nos leva a entender como era o dia-a-dia na selva] é superior a primeira que conta a revolução cubana, que Che [cidadão argentino] participou primeiro como médico [sim ele era formado em medicina] e depois comandando guerrilheiros.
Por que devemos assistir? Para não esquecermos os princípios de altruísmo dele.
Principalmente os que hoje estão no poder.
Apesar de o reverenciarem no passado, [usando até o seu nome] políticos ou não, contestadores dos anos 50/60/70, deveriam assistir ao filme.
Porém creio que esse pessoal não tem mais jeito não, rs.
Que seus filhos e netos então, e os jovens em geral, já que muitos hoje [por ser moda] vestem a camiseta com a foto do Che Guevara, por vestir.
Vejo jovens do MST e UNE [que hoje mamam nas nossas tetas, pelos impostos que pagamos serem patrocinados pelo governo] vestindo camisetas do rosto famoso do Che Guevara estampado, simplesmente por ter virado símbolo Pop, mas não conhecem sua trajetória, e suas atitudes, estão longe, muito longe, dos bons exemplos altruísticos passados por Che Guevara.
E transparente para o bom observador, no que as lideranças atuais transformaram o MST, e os garotos da UNE.
Serra e Fernando Henrique não devem acreditar no que se transformou o MST e a UNE hoje.

No filme o FATO REAL [pleonasmo, rs] fica transparente para entender o franciscano, Ernesto Guevara de la Serna.

O que vou postar não foi mencionado no filme [foi uma falha] que os críticos [observadores que devem ser] deveriam ter informado aos seus leitores.
Após a revolução cubana, o então braço direito de Fidel, [Che] torna-se um dos principais dirigentes do novo estado cubano> Embaixador, Presidente do Banco Nacional, Ministro da Indústria.

Eu pergunto: Por que um homem, na situação dele no poder, [com dinheiro, boa pinta, mulheres, prestigio internacional] abandona esse modo de vida?

Eu mesmo respondo: Porque naquele momento os ideais de Cuba, e Fidel Castro já não eram mais os seus do começo da jornada, percebendo que Fidel, estava mandando executar opositores do regime [que ele fazia parte e tinha que aceitar] preocupado em se perpetuar no poder com seus assessores.
Cuba tinha se alinhado a URSS que deu apoio econômico e militar ao novo governo de Castro.

Em 04/10/65, Fidel Castro justificou junto ao povo, anunciando que Ernesto Che Guevara deixara a ilha para lutar contra o imperialismo, e propagar os ideais da revolução cubana pelo mundo. Nunca confirmado pelo Che, que se mandou e nem carta explicando os motivos deixou.
Quanto ao Fidel Castro, Millor Fernandes, disse, rs>
Fidel Castro é uma espécie de São Jorge
Foi salvar a Donzela e acabou casando com o Dragão.

Voltando ao filme>
O que Che, propagava magistralmente mostrados no filme, [que todos deviam seguir] foi que:
=Os que queriam ser recrutados para participarem da revolução, [EDUCAÇÃO] tinham que saber ler e escrever, e não aceitava os que não sabiam.
Dizia que, as pessoas só sabem entender o caminho que estão tomando em suas vidas através de suas decisões, se sabem ler e escrever.
Che era um voraz leitor de livros, acredito até que, o seu modo de vida [salvo as devidas proporções] tenha se inspirado no herói mítico inglês do século XIII Robin Hood.

=Menores de idade como guerrilheiros não aceitava, mesmo que soubessem ler e escrever recrutava-os então como [PROFESSORES].

=Seus comandados tinham que seguir doutrinas, [ÉTICA] como respeitar os camponeses, e pagar por tudo que precisassem.
No filme, 2 foram executados por ordem dele, [SEGURANÇA] por terem roubado dinheiro de uma família, [camponeses] pertences e violentado uma de suas filhas.

=Aos camponeses por onde passava, procurava criar núcleos [ASSENTAMENTOS DE TERRAS] e [EDUCAÇÃO] ensiná-los a ler e escrever [SAÚDE ] dava atendimento médico, e como melhorar [TRABALHO] o plantio, e colheita de suas culturas.
Os camponeses no primeiro momento ficavam desconfiados das pretensões dele.
Deviam pensar quem é esse cara, que vem de outro país querer implantar ordem aqui?

A população que o ignorava, ironicamente o cultua hoje como um Santo.
Na região foi erguida uma estátua em sua homenagem conhecida como>
San Ernesto de La Higuera

=Pagava por tudo que era consumido por seus comandados, [CARÁTER/ÉTICA/INTEGRIDADE/PERSONALIDADE] não tomava nada na mão grande, isso enquanto ainda recebia ajuda do partido de esquerda da Bolívia, que depois os abandonou, deixando-os a própria sorte, passando fome, e a morte no final, quando tomba o Franciscano.

Os exemplos deixados por ele foram bem diferentes de pessoas que também nasceram nos anos 40 e 50, viveram aqueles anos e hoje estão no poder.

Lutavam por ideais quase idênticos ao de Che, e hoje no poder preferem comprar a maioria do voto do povo humilde que vota, os ditos analfabetos funcionais, com dinheiro, através de carnês assistenciais.
Apesar de que, com essa educação capenga no Brasil, [muito dinheiro a disposição, mas planejamento e acompanhamento sem noção] temos até muitas pessoas formadas em faculdades, que são analfabetos funcionais.

Cadê os princípios altruístas do Che Guevara, que os idosos hoje no poder defendiam, quando estavam fora dele?

Milton dos Santos, apenas um Brasileiro observador.

Nenhum comentário: